Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Congresso Nacional de Oncologia acontece em Coimbra



Decorre em Coimbra mais um Congresso Nacional de Oncologia, realizado pela Sociedade Portuguesa de Oncologia, que já vai na sua 15.ª edição. O trabalhos começaram ontem pela manhã e estendem-se até sábado, no Hotel Vila Galé Coimbra, sobre o lema para esta 15.ª edição: “Conduzir o Progresso, Estabelecer Prioridades”.

A sessão de abertura, que ocorreu pelas 16 horas de ontem, foi composta por Paulo Cortes, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia; Elisabete Valério, presidente AEOP - Associação Enfermagem Oncológica Portuguesa; Clementina Varelas, membro do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos; Luís Graça, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia; Lurdes Trigo, presidente da Sociedade Portuguesa de Radioterapia Oncológica e Rosa Reis Marques, presidente da ARS Centro, representando a Ministra da Saúde, que não compareceu.

Logo em seguida, teve lugar uma sessão plenária, obre o tema (IN)SUSTENTABILIDADE EM ONCOLOGIA com a Moderação de Paulo Cortes e Gabriela Sousa. Palestraram sobre os tópicos:


-Oncologia e Cuidados Paliativos - qual a melhor forma de integração? Isabel Galriça Neto

-Discussão Burnout nos oncologistas - dimensão do problema e formas de prevenção Susana Almeida

-Discussão Oncologia - clínica e investigação - como compatibilizar na rotina? Luís Costa

-Discussão Oncologia e Inovação - como os clínicos podem contribuir para a sustentabilidade económica Jorge Félix.

Paulo Cortes afirma em sua mensagem: "Acompanhar o ritmo do desenvolvimento da oncologia e as respetivas implicações ao nível científico, formativo, social e político é o nosso objetivo. Estamos a desenvolver um modelo de gestão da SPO mais partilhado e participativo, tendo em vista a construção de uma Sociedade Portuguesa de Oncologia cada vez mais inclusiva e ligada a quem se associa a nós."

Sem comentários:

Enviar um comentário