Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2024

Conferência Internacional sobre lingagem Java JNATION 2024 acontece em Coimbra

 




Mais de 1200 programadores de todo o mundo estão reunidos hoje e amanhã no Convento de São  Francisco em Coimbra participando da 7a. Edição da JNATION, uma conferência técnica  da linguagem Java. Mais 30 palestrantes especialistas em Java apresentam as novidades no setor.

 Na edição 2024 da JNation os participantes terão a oportunidade de ficar a par das últimas novidades tecnológicas de Java e Javascript, Cloud Computing, Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data e Segurança. A grande novidade são as iniciativas dedicadas à inteligência artificial, estando também prevista uma sala, exclusivamente, dedicada à comunidade local com o objetivo de incentivar novos oradores. Todas as sessões são transmitidas em direto e posteriormente disponibilizadas no Youtube. 

O programa integral, que reúne os melhores speakers nacionais e internacionais, pode ser consultado em https://jnation.pt

 

Este ano, o Município apoia a iniciativa com o apoio de isenção de taxas de ocupação do CSF no valor de mais de 34 mil euros e participa com o stand “The Right Place to Be”, em articulação entre o Departamento de desenvolvimento económico, empreendedorismo, competitividade e investimento e o Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital.

 

A JNation é organizada desde 2018 por uma associação sem fins lucrativos e com 100% de trabalho voluntário por vários entusiastas de linguagens de programação. Começou com 450 participantes, sempre com o objetivo de crescer de ano para ano na cidade de Coimbra. As linguagens de programação Java e Javascript são das mais populares do mundo e contam com mais de 25 milhões de programadores, mundialmente. 

 

O evento conta com o apoio da Critical Software, da Feedzai e da Present Technologies, todas com sede em Coimbra, além da Volkswagen DS, da Mercedes-Benz.io, da Bosch, da Celfocus, da Sky, da La Redoute, da Talkdesk e da Farfetch. Importa referir que duas das empresas que participaram na conferência o ano passado, acabaram por se instalar em Coimbra, como é o caso da Mindera e a Deloitte. Vão participar, também, este ano, empresas como a Red Hat, a Sonatype, a JFrog e a Microsoft, não pela sua filial portuguesa, mas diretamente pela sede em Seattle. No seu conjunto, a faturação de todas estas empresas patrocinadores, ascende a vários biliões de dólares.

 

Este é já um dos eventos que, na opinião do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, melhor “traduz a capacidade e o potencial de Coimbra”, a par de outros como o Startup Capital Summit ou o Coimbra Invest Summit. A Câmara, acrescenta o autarca, “cada vez se pretende envolver mais na dinamização destes eventos e é um regozijo ver o crescimento contínuo da JNation. Para José Manuel Silva, “Coimbra é a cidade que consegue casar melhor a tradição e a inovação e, se todas as forças vidas da cidade se envolverem neste desiderato, temos a capacidade de potenciar a marca de Coimbra nacional e internacionalmente”.

 

De acordo com a organização, a JNATION tem crescido de ano para ano, como provam alguns dos números do ano passado. O evento contou com mais de 1.200 participantes portugueses e estrangeiros oriundos e distribuídos da seguinte forma: 34% da região norte; 32% da região centro; 28% da região sul e 6% de fora de Portugal. 70% dos participantes foram quadros superiores de empresas da área, distribuídos do seguinte modo: 34% engenharia de software (profissionais com seis ou mais anos de experiência); 27% engenharia de software (profissionais com três a seis anos de experiência); 19% de engenharia de software (profissionais com menos de três anos de experiência); 10% de arquitetura de software; 6% de gestão; 4% estudantes. As sessões foram apresentadas por cerca de 50 oradores, maioritariamente estrangeiros, escolhidos de entre mais de 400 submissões em resposta ao anúncio público de envio de propostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário