Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Coimbra recebeu a Startup Capital Summit 2022

 Aconteceu durante o dia de ontem, a segunda edição do Startup Capital Summit, no Convento São Francisco, em Coimbra, organizada pela  Câmara Municipal (CM) Coimbra,  Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes e o Jornal Público. O evento reuniu mais de mil participantes, 100 oradores e 50 investidores nacionais e internacionais, sendo o maior evento nacional de capital de risco, inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia.

Com mais de 70 painéis, talks e pitchs, em diferentes formatos e espaços, o Startup Capital Summit assume-se como um palco de debate e networking sobre o futuro da inovação, empreendedorismo, transferência de tecnologia e capital de risco em Portugal.

O Startup Capital Summit 2022 contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa e com o apoio do Banco Português de Fomento (BPF), do Fundo Europeu de Investimento (FEI) e do Banco Europeu de Investimento (BEI), tendo ainda como parceiro o jornal Público.

O evento foi conduzido pela  jornalista Rute Vasco, diretora de conteúdos do Portal SAPO, e coautora do programa de televisão «The Next Big Idea», exibido na SIC Notícias.

A sessão de abertura, teve como participantes, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, o reitor da UC, Amílcar Falcão, e o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Para o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, “Portugal tem um compromisso muito grande com o desenvolvimento do ecossistema europeu de inovação, credibilizando a marca de Portugal Digital no espaço europeu e ajudando a que o empreendedorismo nacional seja um vetor de inovação e um vetor de transformação da nossa sociedade".

Após a abertura realizou-se um debate entre José Manuel Silva, Ricardo Rio, presidente da CM de Braga, e Ricardo Valente,  vereador e vice-presidente da CM do Porto, sobre o tema “Como construir Local Innovation Hubs”, numa conversa moderada por Filipa Dias Mendes, jornalista da RTP. 

 Ainda no Grande Auditório seguiram-se várias conferências e debates, durante a manhã.

Durante a tarde houve 14 Painéis com palestras temáticas,  19 Talks lideradas por founders e investidores, 15 Pitchs de startups à procura de investimento, 9 Pitchs de empresas em busca de talento e 10 Pitchs de Projetos de Investigação, em simultâneo em vários espaços.

Ao final da tarde, seguiu-se um networking no jardim do convento,  onde aconteceu  "a festa" de encerramento, com degustações de bebidas e pasteis de Sta. Clara. 

Mas o grande destaque, nessas degustações, coube ao vinho!

Foram degustados vinhos Tapada de Sabogos, aqui de Miranda do Corvo, que se revelaram excelentes vinhos, tendo recebido várias medalhas.

Trata-se de um Vinho Regional Beira Atlântico, Sub-Região Terras de Sicó e que é produzido numa pequena exploração vinícola familiar em Lamas.


O Tapada de Sabogos Tinto Syrah e Merlot ganhou a Medalha de Prata no Concurso Mundial de Vinhos Berliner Wein Trophy 2020.


E foi medalha de ouro em 2017 na EXPOSICÓ.


O Tapada de Sabogos, Branco, é um vinho
que transporta os conhecimentos
ancestrais adaptando-se de forma
racional à enologia moderna.

Produzido a partir de castas Fernão-Pires,
Arinto e Rabo-de-Ovelha. 

É um vinho quente com boa acidez, que lhe
confere boas características, tanto de
aromas como uma certa longevidade.
Aromas suaves caracterizados pelo toque
de frutos tropicais. Final de boca macio.


Sem comentários:

Enviar um comentário