Neste sábado, 23 de Abril, os novos dentistas da região Centro de Portugal, em ato solene realizado pela Ordem dos Médicos Dentistas tiveram a oportunidade de participar da Cerimónia do Compromisso de Honra, na qual assinalam a sua entrada na profissão. A cerimónia aconteceu no Hotel Quinta das Lágrimas em Coimbra, com a presença de familiares e convidados dos novos médicos, onde estes receberam o diploma de médico dentista e fizeram o Juramento do Compromisso de Honra, baseado no Juramento Hipocrático, escrito há mais de 2.500 anos na Grécia Antiga.
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Miguel Pavão, saudou os novos médicos, salientando que “não é a profissão que dignifica o médico dentista, é o médico dentista que pode e deve dignificar a profissão. Não são os hospitais, as clínicas, a tecnologia, ou os equipamentos que nos fazem médicos dentistas de referência, é a nossa vocação e dedicação ao doente e o empenho pela formação contínua e a capacidade de manter um espírito solidário entre colegas e na comunidade que nos torna melhores médicos dentistas”.
Mas antes o jurista André Dias Pereira, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, realizou uma conferência, em que alertou os novos profissionais, para os riscos jurídicos, cada vez mais acentuados, que o exercício da profissão implica.
Esta cerimónia realiza-se em três sessões organizadas no centro, norte e sul do país. Depois de Coimbra, segue-se o Porto, a 15 maio e Lisboa, a 18 junho.
Estas sessões destinam-se a novos associados inscritos na Ordem dos Médicos Dentistas entre novembro de 2019 e março de 2022.
Sem comentários:
Enviar um comentário