Durante 2 dias foram discutidos os mais variados assuntos, com a realização de dois workshops, um momento dedicado à demonstração e apresentações de projetos e boas-práticas na sessão dedicada às flash talks, e ainda um painel de discussão de temas emergentes, resultantes da avaliação do inquérito de satisfação do Fórum anterior.

A abertura do evento foi feita por: Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra
Pedro Príncipe, Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho
João Nuno Ferreira, FCT-Computação Científica Nacional.

Seguiu-se a conferência "Implementação de serviços nacionais e estratégias institucionais para a Gestão de Dados de Investigação [apresentação], por Lluís Anglada, Diretor de Ciencia Abierta. Consorci de Serveis Universitaris de Catalunya (CSUC).

Após, deu-se a 1.ª Sessão de Flash Talks constando de:

Uma palavra do patrocinador – How can institutions better manage their research data, Edward Wedel-Larsen, Account Manager, Elsevier. [apresentação]
A certificação CoreTrustSeal do APIS: dificuldades e benefícios do processo de demonstração de boas práticas.
Patrícia Miranda, Pedro Moura Ferreira, Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa. [apresentação]
Infraestruturas de suporte à Investigação Clínica.
Carlos Domingues, Associação para a Investigação Biomédica em Luz e Imagem (AIBILI) [apresentação]
Ação COST CA19134 – Distributed Knowledge Graphs (DKG). Sérgio Antunes, ANACOM; Nuno Cruz Garcia, Fac. de Ciência da Universidade de Lisboa; N. Miranda, ESTG/Instituto Politécnico de Portalegre; Cátia Pesquita, Fac. de Ciências da Universidade de Lisboa. [apresentação]
Plataforma GoTriple: descoberta para recursos das Ciências Sociais e Humanidades.
Lorena Calimana, Universidade de Coimbra [apresentação]
BioData.pt Infraestrutura de Investigação de Dados Biológicos.
Irina Moreira, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra; Ana M. P. Melo, BioData.pt; Cátia Pesquita, Fac. de Ciências da Universidade de Lisboa; Cymon Cox, CCMAR, Centro de Ciências do Mar, José Leal, Ophiomics, Investigação e Desenvolvimento em Biotecnologia, AS, Portugal; Mário J. Silva, INESC-ID, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa; Miguel Rocha, Centro de Engenharia Biológica, Universidade do Minho. [apresentação]
Moderador: Filipa Pereira

Apresentação e resultados dos Grupos de Trabalho do Fórum GDI;  e a palestra Dados Abertos Governamentais: Os Dados e a Cidade – o caso do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa – João Tremoceiro, Diretor do Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa [apresentação] foram o destaque deste primeiro dia de trabalho.

Desafios para a GDI na Europa e em Portugal: desenvolvimentos EOSC, planos institucionais, serviços nacionais e política FCT; Sessão sobre FAIR data do projeto FAIRsFAIR (roadshow dos resultados FAIRsFAIR); Workshops e  2ª Sessão de Flash Talks, constituiram o programa do segundo dia.

O 8º Fórum GDI é organizado pela FCT-FCCN – Fundação para a Ciência e Tecnologia através da sua unidade FCCN e Universidade do Minho, promovido no âmbito das atividades do RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal.