Turismo no Centro de Portugal, um roteiro imperdível
Inverno no Centro de Portugal
Estamos no inverno. A estação mais fria do ano. Mas no Centro de Portugal não há frio que nos chegue! Esta é uma região calorosa, cheia de fulgor e tradições, que vibra o ano inteiro e aquece corações!
Aperalte-se com roupa quente e confortável. Renda-se à beleza de uma aconchegante e singular peça de burel.
Estamos a 1993 metros de altitude, no topo de uma montanha moldada há milhares de anos, que deslumbra os visitantes com paisagens de neve, grandiosos vales glaciares e rios ondulantes.
O boletim diário da estância de esqui da Serra da Estrela não engana: quando aponta para queda de neve nas próximas horas, não pense duas vezes. Este é o cenário ideal para desfrutar de momentos de pura diversão ou, quem sabe, a altura certa para aprender a esquiar ou fazer snowboard.
Os passeios pedestres ou de BTT são outras boas opções para apreciar a natureza.
De 31 de janeiro a 2 de fevereiro, pequenos e graúdos são convidados a participar ou a assistir à prova de trail running "Trilhos dos Abutres", que percorre parte da Serra da Lousã, passando pelas Aldeias do Xisto, pelo Parque Biológico, por quedas de água, ribeiras e desfiladeiros naturais.
A 29 de fevereiro e 1 de março, serras e vales, trilhos e estradas rurais de enorme beleza, entre o Fundão e a Pampilhosa da Serra, servem de cenário à 8.ª edição do “Geotour Aldeias do Xisto”, um evento que é já uma referência entre os amantes de ciclismo.
E porque não optar pelo rapel ou o slide e viver momentos de pura adrenalina? Se preferir experimentar sensações do voo livre, Linhares da Beira ou Manteigas são a opção certa para a prática de parapente.
Retempere forças. Delicie-se com queijos DOP de leite de ovelha, enchidos, azeite, mel e vinhos, nos vários certames dedicados a estes produtos de excelência. Passeie até Penalva do Castelo e visite a Feira do Pastor e do Queijo. Passe pela ExpoSerra 2020, em Gouveia ou pelas Feiras de Queijo de Seia e Celorico da Beira.
E por falar em iguarias regionais, já noutras paragens, entre os rios Tejo e Zêzere, existem locais que garantem uma viagem inesquecível pela natureza e património, pelas tradições e pelos sabores e saberes de antigamente.
Proença-a-Velha, por exemplo, acolhe o XVIII Festival do Azeite e Fumeiro, de 22 a 23 de fevereiro. Ali, irão decorrer inúmeras atividades culturais e de promoção destes produtos de enorme tradição e valor económico do concelho de Idanha-a-Nova, território Unesco e primeira Bio Região em Portugal.
Ficou com água na boca? Deixamos-lhe AQUI outras boas sugestões.
Sugestões de comer e chorar por mais, de dar corda aos sapatos, música aos seus ouvidos e largas à sua imaginação. Sinta a boa energia dos locais. E sobretudo das pessoas. Sem pressas.
A ideia é simples: transforme os muros de pedra solta que brilham sob a geada, em colares de cintilantes diamantes. O vento é frio? Pare para o ouvir. Talvez lhe vá sussurrar segredos de encantar.
O Centro de Portugal convida-o a sair e a desfrutar em pleno, ao longo de todo o ano. Aqui, “não há luar como o de janeiro nem sol como o de agosto”.
Sem comentários:
Enviar um comentário