O arquiteto português Álvaro Siza Vieira foi distinguido pelo governo espanhol com o Prémio
Nacional de Arquitetura 2019, segundo revelou na rede social Twitter o ministro espanhol do Fomento, José Luís Ábalos.
A decisão de atribuir o prémio foi tomada durante o II Congresso Internacional "Arte, Cidade e Paisagem", que aconteceu em Cuenca e tem Portugal como país convidado.
O Prémio Nacional de Arquitetura é um galardão atribuído anualmente pelo governo espanhol desde 1932.
Siza Vieira, nascido em Matosinhos em 1933, estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, entre 1949 e 1955, e assinou várias obras na cidade, como a Faculdade de Arquitetura do Porto e o contíguo Pavilhão Carlos Ramos, as casas do programa SAAL em São Vítor e na Bouça ou o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, entre várias.
Em Espanha, construiu, entre muitos outros edifícios, o Centro Meteorológico da Villa Olímpica de Barcelona, as casas de habitação social de Cádis, a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante e o edifício Zaida de Granada.
Tem ainda uma lista extensa e projetos construídos por todo o mundo, tal como a de distinções atribuídas, sobressaindo de entre estas o Prémio Mies van der Rohe (1988) e Prémio Pritzker, da Fundação Hyatt, pelo projeto de renovação na zona do Chiado, em Lisboa (1992).
Sem comentários:
Enviar um comentário