A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro convida todas as entidades a participarem na edição de 2019 do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro cujas candidaturas podem ser submetidas a partir de hoje até ao dia 22 de setembro de 2019.
Esta iniciativa, realizada em estreita colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, tem como objetivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e saudável na Região Centro. Uma maior visibilidade das boas práticas potenciará uma maior adesão dos cidadãos e permitirá que sirvam de referência e inspiração para outros atores noutros territórios.
O concurso destina-se a entidades do setor público e privado e está estruturado em três categorias:
- Conhecimento+: boas práticas que valorizem a investigação e as tecnologias no envelhecimento ativo e saudável. Procuram-se conhecer iniciativas que pretendem criar produtos/serviços inovadores, bem como o uso de tecnologias da informação e comunicação e eletrónica na melhoria da prestação de cuidados de saúde e sociais, no acompanhamento pela família e comunidade do dia a dia dos idosos, e criar novas empresas e postos de trabalho altamente qualificados;
- Saúde+: boas práticas que contribuam para melhorar/adequar os cuidados de saúde/sociais prestados aos idosos. Nesta categoria serão valorizadas as novas visões de envelhecimento ativo e saudável;
- Vida+: boas práticas que promovam estilos de vida mais saudáveis, com ou sem recurso à utilização de novas tecnologias. Serão ainda privilegiadas práticas, em ambientes rurais ou urbanos, que sejam facilitadoras da atividade diária do idoso e promotoras de maior qualidade de vida.
Os projetos premiados serão anunciados e distinguidos no Congresso Anual do Consórcio Ageing@Coimbra, que se realiza em novembro de 2019, em Coimbra.
As candidaturas são submetidas obrigatoriamente através do formulário de inscrição disponível online em https://forms.gle/ hnMhHqLR95Pg2RLeA.
Recordamos que nas anteriores edições foram admitidas um total de 276 candidaturas, das quais 128 boas práticas foram submetidas em 2017 e 148 em 2018, representando um aumento de 15,6% no número de candidaturas validadas. O conjunto destas boas práticas, foram promovidas por 323 entidades e em 69 municípios diferenciados, refletindo uma grande diversidade institucional, temática e geográfica. Essas entidades incluíam autarquias locais, instituições particulares de solidariedade social, instituições de vários graus de ensino, desde o universitário, ao profissional, ao secundário e ao básico, unidades de saúde e empresas.
Nas edições anteriores, durante o Congresso Regional de Envelhecimento Ativo e Saudável, organizado pelo Ageing@Coimbra, foi possível dar destaque a várias iniciativas concorrentes, com apresentações orais dos projetos finalistas e com a exposição dos projetos através de posters. Ver posters e fotos dos eventos em https://tinyurl.com/yaad2hqt; https://tinyurl.com/ybfhuvq9; https://tinyurl.com/yx9pe3kz e https://tinyurl.com/yxvwdqtm. Na edição de 2018, o prémio atribuído aos vencedores, de cada categoria, constou de uma visita a iniciativas de uma das cidades referência como mais amiga do idoso, San Sebastián (País Basco), para duas pessoas, durante quatro dias.
No sentido de aumentar a visibilidade de todas as boas práticas recebidas e estimular uma maior partilha de informação na Região Centro, a CCDRC já disponibilizou um "Catálogo de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro" (https://tinyurl.com/y3zxjfzg) , com as boas práticas de 2017. Neste momento, encontra-se a preparar uma plataforma para disponibilizar online todas as boas práticas submetidas nas várias edições. Todas as boas práticas validadas pelo júri na edição de 2019 irão igualmente enriquecer este catálogo.
Estamos por isso convencidos de que se trata de uma iniciativa em que se justifica o vosso envolvimento, pelo que agradecemos a divulgação pelos vossos contactos e convidamos V. Exa. à participação na Edição 2019 do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.
Sem comentários:
Enviar um comentário