Páginas
▼
segunda-feira, 10 de junho de 2019
Dia de Portugal comemorado pelo mundo
Hoje, um pouco por todo o mundo, celebra-se o Dia de Portugal.
No Brasil essa celebração acontecia (ou acontece ainda) em todas as capitais onde haja um consulado, e era motivo de encontro e de confraternização de todos os portugueses, onde muitos só se encontravam precisamente na festa do 10 de Junho.
Hora, em tempo de vacas magras e verbas curtas, essas comemorações práticamente deixaram de existir, ou foram desvirtuadas, de maneira que a comunidade portuguesa, não tem acesso e nem conhecimento. Mas o problema será das vacas, que andam magras, ou dos governos, que sendo de esquerda, pouco preocupados estão com a felicidade dos portugueses espalhados pelo mundo...e muito com a sua própria "felicidade" ???
Veja a programação oficial da Presidência da República para este dia, em Portugal:
"
Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2019
As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas iniciam-se, com a presença do Presidente da República, no domingo, dia 9 de junho, logo pela manhã, em Portalegre, na Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional, junto ao monumento aos Mortos da Grande Guerra, a que se segue a visita às Atividades Militares Complementares.
Terá depois lugar, no Convento de Santa Clara, a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático acreditado em Portugal, seguida de almoço. A marcar a tarde, a visita ao Museu da Tapeçaria de Portalegre.
Na segunda-feira, dia 10 de junho, também com a presença do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e do Primeiro-Ministro, António Costa, o Presidente da República preside à Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal na Av. Movimento das Forças Armadas e na Av. Frei Amador Arrais, onde discursará, para além do Chefe de Estado, o Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações, o jornalista João Miguel Tavares, que é natural de Portalegre. Estará igualmente presente o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e, com os militares portugueses, desfilará, também, uma representação das Forças Armadas de Cabo Verde.
Terminadas as comemorações em território nacional, o Presidente da República, com o seu congénere cabo-verdiano e o Primeiro-Ministro António Costa, partem para a Ilha de Santiago, na República de Cabo Verde, onde se realiza ao fim do dia um encontro com a Comunidade portuguesa, na Escola Portuguesa da Praia, iniciando-se, assim, as comemorações fora do nosso território físico, tal como foi o caso desde o início do seu mandato (depois de França, Brasil e Estados Unidos da América).
Dia 11, terça-feira, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o Primeiro-Ministro deslocam-se à Ilha de São Vicente, onde o programa inclui um passeio a pé pela cidade do Mindelo, a visita a uma exposição de arte africana e um encontro com jovens desportistas, acompanhado pelo jogador Eliseu, da Seleção Campeã da Europa de Futebol em 2016, no Centro de Estágio da Federação cabo-verdiana de Futebol.
À tarde, na Praça Amílcar Cabral, tem lugar um desfile das tropas de Cabo Verde, integrando uma representação das Forças Armadas de Portugal. As celebrações do 10 de Junho de 2019 terminam com um encontro com a Comunidade portuguesa residente nesta ilha."
Sem comentários:
Enviar um comentário