Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Coimbra ganha novo Centro Cultural


O Politécnico de Coimbra inaugurou na passada sexta-feira dia 18 de janeiro, o novo Centro Cultural Penedo da Saudade. A apresentação foi feita por Cristina Faria, Diretora Cultural do IPC, que referiu:

 “...pretende-se que esta seja uma casa de todos, onde cada um se sinta impelido a criar novos projetos culturais e artísticos ou, simplesmente, a passar um bom bocado em contacto com a Cultura e as Artes”. Por sua vez, Jorge Conde, Presidente da instituição, disse que é “um espaço de reencontro com a cultura, onde se pode dançar, ouvir música, ver uma exposição ou, simplesmente, conviver”, 
e desafiou as autarquias da região a “levar toda a sua cultura”: “Usem o IPC. Sirvam-se do IPC, como vosso amigo e parceiro. Queremos continuar a interagir com a vida de Coimbra”.

Após a apresentação do Centro Cultural seguiu-se um momento de fado com o novo grupo de fado do IPC. Em seguida deu-se a palestra de Pedro BIngre com o tema "Quinta do Bispo – Um testemunho da Época Camoniana" seguida da inauguração da Exposição Conjunto Arquitetónico Quinta do Bispo, que estará patente até 6 de fevereiro.
A solenidade terminou com um "Porto de honra" em bom convívio.

O Centro Cultural Penedo da Saudade surge integrado no projeto cultural do Instituto Politécnico de Coimbra. Tem como objetivo primordial contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade deste Instituto numa complementaridade do que é já a produção cultural das suas unidades orgânicas.

É também intenção dos responsáveis deste Centro Cultural o estreitamento com os Municípios que estão mais próximos da instituição, promovendo a partilha de eventos culturais e artísticos, quer através do reforço da divulgação quer, mesmo, através de intercâmbios.

Com quatro salas de exposição, uma sala de música de acesso semi livre, que obriga a marcação prévia, e outros recantos para convívio, o centro, localizado na antiga sede do Politécnico, junto ao Penedo da Saudade, promete conquistar o público conimbricense.

Sem comentários:

Enviar um comentário